Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Mirelly Éllen Mendes de-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:36:12Z-
dc.date.available2020-07-29T17:36:12Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.other21. ed. CDD 005.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186-
dc.descriptionLUCENA, M. E. M. Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO aumento de ocorrências de alunos com distúrbios de aprendizagem vem crescendo consideravelmente, um em destaque é a dislexia, que se caracteriza por dificuldades em aprender a ler, decodificar e soletrar. Nesse cenário, a tecnologia surge como alternativa para melhorar a aprendizagem, bem como para ser usada como auxílio a um método de ensino diferente do método tradicional. Assim, o presente trabalho apresenta a proposta de jogo educacional na forma de software, intitulado “Procurando Sunny”, que busca apoiar o desenvolvimento da leitura de crianças com dislexia na fase da alfabetização. A proposta levou em considerações oito habilidades a serem trabalhadas, sendo elas, recepção visual, recepção auditiva, associação visual, associação auditiva, closura gramatical, rima, integração e orientação espacial. Para gerar a proposta do jogo, foi utilizado o padrão Model-View-Controller (MVC), que serviu para estruturar a arquitetura do software, além da linguagem de modelagem UML, usada para documentar essa arquitetura, o que facilitou esta proposta de desenvolvimento de software e de engenharia de sistemas. A proposta do jogo recebeu resultados satisfatórios do ponto de vista dos pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, os quais responderam que as habilidades propostas poderiam sim auxiliar crianças disléxicas a adquirir habilidades preditoras da leitura, bem como, que as funcionalidades e habilidades do jogo proposto, são suficientes para estabelecer um método mais eficaz que o método de intervenção já existente no aprendizado de crianças com dislexia na fase da alfabetização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Alves Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectProposta de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.titleEstimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirelly Ellen Mendes de Lucena.pdfPDF - Mirelly Ellen Mendes de Lucena2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.