Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22190
Título: Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados
Autor(es): Sousa, Wanderley Pereira de
Palavras-chave: Computação desplugada
Ensino de estrutura de dados
Listas encadeadas
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Nos cursos relacionados a área de computação, estudantes têm enfrentado dificuldades nas disciplinas que requerem habilidades como abstração, raciocínio lógico e desenvolvimento de algoritmos. Estas dificuldades têm causado um mal aproveitamento dos discentes nestas disciplinas, além de altos índices de evasão. Isso tem tornado o processo de ensino e aprendizagem de disciplinas como estas, um desafio, tanto para os professores quanto para os estudantes. Abordagens e metodologias lúdicas de ensino de programação e estrutura de dados têm sido criadas com o objetivo de amenizar os problemas enfrentados pelos estudantes em contato com estes conteúdos, percebeu-se, portanto, uma oportunidade de explorar propostas lúdicas de ensino para conceitos computacionais que ainda não foram bem explorados pela comunidade acadêmica. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem didática para apoiar o ensino de estrutura de dados do tipo lista. A abordagem tem como base metodologias ativas, como a computação desplugada, e utiliza materiais manipuláveis e dinâmicas de grupo para representar em sala de aula o funcionamento de uma lista dinâmica simplesmente encadeada e suas operações. Ela tem como diferencial a utilização de materiais de baixo custo e de fácil confecção, além de elementos presentes em sala de aula e no cotidiano dos estudantes. Espera-se que com a utilização de metodologias como esta, seja possível fazer com que os estudantes possam desenvolver as capacidades inerentes ao aprendizado destes conteúdos e participem de forma mais efetiva no processo de aquisição de conhecimento.
Descrição: SOUSA, W. P. Computação desplugada no apoio ao ensino de estrutura de dados. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22190
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderley Pereira de Sousa.pdfPDF - Wanderley Pereira de Sousa1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.