Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22201
Título: Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Janiette Pereira da
Palavras-chave: Operações
Ensino-aprendizagem
Estratégias didáticas
Ensino de matemática
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: O ensino de matemática está imerso em diversos cenários problemáticos. Esta matéria, apesar de sua importância, é muito estigmatizada. A aproximação às situações de ensino na Educação Básica nos permitiu perceber dificuldades dos estudantes em compreender as operações fundamentais da matemática, principalmente relacionadas ao Conjunto dos Números Racionais, principalmente em multiplicação e divisão de frações. Assim, este estudo objetivou, de modo geral, investigar o processo de aprendizagem de operações matemáticas envolvendo o conjunto dos números racionais (frações e decimais) articulados à probabilidade e matemática financeira, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB. E, especificamente: identificar os princípios para a compreensão de números fracionários e decimais e mapear, em produções acadêmicas, possibilidades metodológicas para potencializar o ensino de frações e números decimais envolvendo as operações matemáticas. É um estudo apoiado na abordagem qualitativa de pesquisa com análise bibliográfica e pesquisa de campo cujo instrumento de coleta de dados, desta fase, foi um questionário de conteúdo matemático aplicado a 22 estudantes de 3º do Ensino Médio de Desterro-PB. A pesquisa demonstrou que os discentes não compreendem ainda o conceito de número racional e sua aplicabilidade a outros conteúdos do currículo matemático. Mostrando-se a necessidade de os professores de matemática explorarem os diferentes significados (parte-todo, operador, quociente, razão e medida) e interpretações de frações para melhor apreensão do conteúdo. O mapeamento pedagógico revelou importantes ações que podem ser desenvolvidas em sala de aula para resolver ou atenuar problemas de aprendizagem dos conteúdos investigados.
Descrição: SILVA, J. P. Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22201
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiette Pereira da Silva.pdfPDF - Janiette Pereira da Silva1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.