Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22205
Título: Utilização dos jogos matemáticos como estratégias no ensino-aprendizagem dos números primos e compostos
Autor(es): Sousa, Kleviland Washington Leite de
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Números primos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente estudo aborda o uso dos jogos didáticos como ferramenta para o ensinoaprendizagem da matemática na perspectiva de facilitar o trabalho pedagógico e contribuir para despertar o interesse dos alunos em aprender matemática. O foco desta pesquisa é propor atividades utilizando jogos de cartas como produção didático-pedagógica nas aulas de matemática no que se refere aos conteúdos dos números primos e compostos, vindo a contribuir para a efetiva aprendizagem dos alunos. Como embasamento teórico temos os estudos apresentados por autores como: Santos (2004), Sousa (2010), Kishimoto (1999), Cordeiro e Silva (2012), Menon e Silva (2016), Pott e Tancredi (2014), Grossi (2006), dentre outros. A escolha metodológica foi pesquisa de campo na qual coletamos dados dos 22 (vinte e dois) alunos do nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga, Paraíba. Durante a pesquisa foi aplicado um questionário contendo 5 (cinco) questões contextualizadas sobre os números primos e compostos envolvendo situações-problemas, com a finalidade de verificar os conhecimentos prévios dos discentes acerta do assunto abordado. De acordo com os resultados abordados no questionário aplicado, verifica-se que os alunos apresentaram algumas dificuldades com relação ao conteúdo de número primos e compostos. Assim, o jogo de cartas, intitulado, jogo das cartas dos primos é um recurso pedagógico, utilizado como estratégia para a construção da aprendizagem matemática.
Descrição: SOUSA, K. W. L. Utilização dos jogos matemáticos como estratégias no ensino-aprendizagem dos números primos e compostos. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22205
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleviland Washington Leite de Sousa.pdfPDF - Kleviland Washington Leite de Sousa411.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.