Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22223
Título: De quilombos a quilombolas: as identidades étnicas na Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Autor(es): Neves, Laís de Oliveira
Palavras-chave: Políticas públicas
Quilombolas
Identidade étinica
Data do documento: 19-Jun- 19
Resumo: Quando pensamos em quilombo rapidamente associamos a um território inacessível de origem ilícita, formados no período colonial por escravos fugitivos e rebelados. No entanto, pensar quilombo hoje está para além dessa definição. O conceito de quilombo tem sofrido importantes redefinições desde a colonização até a atualidade. Essa categoria que se liga diretamente a uma questão identitária dos povos étnicos quilombolas, nos fez refletir dentro do Núcleo de Estudos NEABI-CG/ABAYOMI, a partir das perspectivas apontadas pelo antropólogo Frederick Barth (2000), sobre como os moradores das comunidades quilombolas pensavam sobre esse o termo quilombo, e o que significava acrescentá-lo aos seus repertórios vida Isto é, tendo transcorrido cerca de aproximadamente 20 anos das políticas de reconhecimento da diversidade, mas que só a partir do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se tem início ao reconhecimento desses povos remanescentes. Para tanto decidimos nos aproximar das comunidades mais próximas a cidade de Campina Grande- PB. Onde através do projeto de PIBIC, conseguimos acalcar a Comunidade Quilombola do Grilo, situada proximo ao municipio de Riachão do Bacamarte-PB. Na qual entrevistamos pelo método de pesquisa História Oral Temática, de acordo com Meihy (2005). Através da memória desses moradores conseguimos identificar o momento em que suas identidades passam a ser relacionadas aos conceitos de quilombo, quilombola, bem como sua nova categorização ao termo, que substitui a ideia de inferioridade, para povos de resistência e luta contra as desigualdades sociais.
Descrição: NEVES, L. de O. De quilombos a quilombolas: as identidades étnicas na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22223
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LAÍS DE OLIVEIRA NEVES.pdf391.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.