Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2223
Título: A psicologia nas situações de emergências e desastres: uma reflexão humanista
Autor(es): Silva, Valéria Bezerra da
Palavras-chave: Psicologia humanista
Atuação profissional
Estado emocional
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Vivemos numa sociedade na qual é crescente a patologização do humano, a cada atualização dos livros de psiquiatria aumenta o numero de novas doenças. Esta realidade corresponde à chamada medicalização da vida cotidiana. Com isso, as potencialidades, capacidades, e competências humanas passam a ser subestimadas. Contrária a essa perspectiva patologizante, a Psicologia humanista, que tem como um dos principais representantes Carl Rogers, tem entre os seus pressupostos básicos a ênfase na valorização da pessoa humana, nas suas capacidades e potencialidades inerentes. Ao longo da vida, nós, seres humanos, estamos sujeitos, direta ou indiretamente, a vivenciar diversas situações, sejam elas de perdas, conquistas ou mal-estar. Muitas destas podem gerar sofrimento físico e mental e o modo como iremos encarar cada uma delas é peculiar. Várias são as situações provocadoras de sofrimento para o ser humano, no entanto, dentre as mais perturbadoras e geradoras de mal-estar para a vida humana estão às circunstâncias de desastres e emergências. Assim, considerando os contextos de adversidades, pretende-se estudar as contribuições da Psicologia, para a compreensão e minimização do sofrimento humano, tendo como base os princípios e conceitos da Psicologia humanista. Destarte, apreendemos que numa situação de desastre e emergência os princípios humanistas colaboram para o acolhimento e minimização do sofrimento das vítimas e possibilitam condições para que o sujeito expresse sentimentos decorrentes da tragédia. Portanto, a psicologia cumpre um papel fundamental na minimização do sofrimento das vítimas. Durante a atuação dos profissionais envolvidos no apoio, é essencial uma postura humana, baseada nos princípios humanistas.
Descrição: SILVA, V. B. da. A psicologia nas situações de emergências e desastres: uma reflexão humanista. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2223
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Bezerra da Silva.pdfValéria Bezerra da Silva505.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.