Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22237
Título: O Poder Legislativo: análise das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo de Brejo do Cruz na legislatura de 2017 a 2020 em face às necessidades daquela população
Autor(es): Fernandes, Hevandro José
Palavras-chave: Participação política
Legislador municipal
Cenário político
Administração pública
Data do documento: 23-Jul-2020
Resumo: O legislador municipal é uma das figuras políticas mais próximas do povo, devendo refletir em sua atuação aquilo que é preciso para que sejam atendidas as necessidades dos munícipes com credibilidade e respeito. Isto posto, a presente pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pela Câmara Municipal de Brejo do Cruz- PB para o desenvolvimento e atendimento aos interesses da população do município. O estudo justifica-se pela compreensão da importância do legislador, sua relação com a população para a realização de um trabalho satisfatório em parceria com o executivo municipal. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e para embasamento das ideias aqui exploradas foram usados os pressupostos teórico-metodológicos de autores como: Brasil (1988; 2016); Duarte, Faria e Alves (2014); Filgueiras (2008); IBGE (2020); Souza (2006) dentre outros estudiosos cujos trabalhos são voltados para a temática aqui debatida. Verificou-se que o quadro legislativo de Brejo do Cruz –PB conhece de forma adequada as suas atribuições e busca uma relação dialógica e de parceria com o poder executivo da cidade. Foi constatado, ainda, que a grande maioria dos projetos apresentados à Câmara pelo grupo do mandato atual foram aprovados, revelando êxito nas ações implementadas. Contudo, destacou-se uma inquietação de alguns dos vereadores entrevistados que relatam a omissão e falta de engajamento de parte expressiva da população local em estar mais presente no cenário político da cidade, revelando o descaso e falta de entendimento e comprometimento que muitas pessoas têm no que tange à participação política para além do exercício do voto.
Descrição: FERNANDES, Hevandro José.O Poder Legislativo: análise das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo de Brejo do Cruz na legislatura de 2017 a 2020 em face às necessidades daquela população. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22237
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hevandro José Fernandes.pdfPDF - Hevandro José Fernandes534.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito597.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.