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dc.contributor.authorSoares, Raylson Gomes-
dc.date.accessioned2020-08-12T16:10:17Z-
dc.date.available2020-08-12T16:10:17Z-
dc.date.issued2020-04-02-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22238-
dc.descriptionSOARES, Raylson Gomes. O “novo” Ensino Médio (2017): uma “reforma” com princípios produtivista e mercadológico. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste texto fora motivado pelo projeto de extensão: “Política Educacional e Contrarreforma no Brasil: O Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017)” e objetiva discutir algumas alterações no ensino médio a partir da Medida Provisória (MP) nº 746/2016 que deu origem a Lei nº 13.415/2017, estimulando, ainda mais, princípios produtivistas e mercadológicos no currículo do ensino médio. A mencionada reforma caracteriza-se por um modelo curricular predominantemente afinado com às posições dos grupos hegemônicos e neoliberais apropriando-se de tendências tecnicistas que, por sua vez, consolida a dualidade na educação brasileira entre um ensino propedêutico e outro profissionalizante. Foram importantes para a elaboração deste artigo, algumas leituras, como por exemplo: FONSECA BORGES e SILVA (2017); FREITAS (2018); GONÇALVES (2017); TOLEDO (2017); entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Mariângela de Vasconcelos Nunespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO “novo” Ensino Médio (2017): uma “reforma” com princípios produtivista e mercadológicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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