Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22244
Título: O protagonismo feminino na luta por moradia: um olhar sobre a ocupação do Bairro das Malvinas
Autor(es): Barbosa, Tatiana
Palavras-chave: Campina Grande - Paraíba
Espaço urbano
Mulher
Movimento social
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: O presente trabalho versa sobre a construção do Conjunto Álvaro Gaudêncio de Queiroz. O estudo é desenvolvido principalmente com base na oralidade a partir das vivências de pessoas participantes da ocupação do bairro das Malvinas, em Campina Grande- PB, durante a década de 1980, a partir do ano de 1983, época marcada pela luta de direitos sociais e avanço da luta feminina por visibilidade em alguns setores da sociedade. Esse foi um movimento de forte resistência popular frente ao governo, assim os habitantes da comunidade lutaram arduamente por muitos meses sem as mínimas condições básicas, mesmo assim a união prevaleceu, após sete anos de conflito o conjunto tornou-se bairro, sendo nomeado de Malvinas, assim como desejava os moradores, hoje é o maior da cidade em número de habitantes. A partir destas informações, este texto se norteia pela seguinte questão: de que modo o processo de produção do espaço urbano ocorreu através da análise do cumprimento ou não das políticas públicas voltadas para a habitação em Campina Grande? Observando-se os problemas e a luta das mulheres na busca por moradia até a construção do bairro. O artigo foi desenvolvido a partir do relato de vivência e memórias de mulheres e homens que fizeram parte do movimento de invasão e ocupação, além de embasamento teórico de outros estudiosos sobre o tema. É por meio dessas discussões que é perceptível como este espaço se modificou em apenas 36 anos de existência e como muitos moradores ainda guardam em sua memória com muito orgulho todo esse processo de constituição.
Descrição: BARBOSA, T. S. O. O protagonismo feminino na luta por moradia: um olhar sobre a ocupação do Bairro das Malvinas. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Local). _Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22244
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.