Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22248
Título: DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO NA ODONTOLOGIA
Autor(es): Santos, Milena Thays Matias dos
Palavras-chave: Ergonomina
Odontologia
Músculo esquelético
Data do documento: 25-Jun-2020
Resumo: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são uma das principais causas de afastamento da profissão odontológica. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma revisão de literatura sobre a presença de distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho na Odontologia, indicando quais os principais fatores de risco para o desenvolvimento de sinais e sintomas, medidas preventivas que podem ser implementadas para evitar essas lesões, bem como estudos que busquem uma melhor compreensão dos principais aspectos do tema. Foi realizada uma revisão bibliográfica com base em trabalhos e artigos atuais da literatura entre os anos de 2015 a 2020, publicados no PubMed. Os artigos foram selecionados de acordo com sua relevância, analisando para a contribuição do processo de formação e inspeção dos resultados do estudo, criando um corpo de literatura compreensível. Pesquisas/ estudos relataram que tanto profissionais como estudantes apresentam ou já apresentaram algum tipo de dor/desconforto principalmente em regiões como costas, ombro e pescoço, essas condições relacionadas a má postura de trabalho ou esforço repetitivo. Dessa forma, conclui-se que os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho começam na graduação e persistem durante a vida profissional. O que demonstra que deve ser dada mais importância para a disciplina de Ergonomia e para os formados, cursos de reciclagem sobre o tema. Com o conhecimento dos fatores de risco têm como evitar ainda mais as lesões, principalmente através das medidas preventivas descritas na literatura.
Descrição: SANTOS, Milena Thays Matias dos. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho na odontologia. 2020. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22248
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Milena Thays Matias dos Santos.pdfPDF- Milena Thays Matias dos Santos523.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de deposito847 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.