Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22255
Título: Memórias entrelaçadas em um patrimônio: a Santa Fé de Padre Ibiapina
Autor(es): Nascimento, Michel Galdino do
Palavras-chave: Santa Fé - Paraíba
Memória
Patrimônio Histórico
História da Paraíba
Data do documento: 27-Jun-2020
Resumo: As temáticas da memória e do patrimônio se encontram atualmente em evidência nos estudos historiográficos e podem ser trabalhados de diferentes maneiras e sob perspectivas diversas. Não obstante, quando se alia, em um mesmo estudo, as peculiaridades de um processo de tombamento de um local, com as características que fazem desse local um lugar ímpar de memória de um personagem já amplamente estudado em outras perspectivas, tem-se aí algo inovador, pelo menos para este local e esse personagem em especifico. Dessa forma, o que se faz aqui é uma análise do processo de tombamento do Santuário de Padre Ibiapina em Santa Fé – PB, através da explanação da documentação do processo de tombamento implementado pelo IPHAEP que o patrimonializou, mostrando como esse lugar de patrimônio exerce a função de memória do missionário através dos chamados monumentos ou lugares de memória, tendo para isso os aportes teóricos encontrados em Halbwachs (1990), Le Goff (1990) e Pollack (1989), (1992). Assim, após se apresentar o personagem, seu trabalho e o local estudado, envereda-se por essa perspectiva de análise do memorial tombado a partir de sua função exercida, de um lugar realmente de memória. Espera-se que o leitor, ao longo da leitura deste trabalho, compreenda esse processo, e que esse contribua para enriquecer os estudos sobre Santa Fé e sobre seu personagem principal, Padre Ibiapina.
Descrição: NASCIMENTO, M. G. do. Memórias entrelaçadas em um patrimônio: a Santa Fé de Padre Ibiapina. 43f. Monografia (Especialização em Estudos de História Local: Sociedade, Educação e Cultura)_. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22255
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito TCC.pdfTermo de Depósito TCC384.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Michel Galdino do Nascimento [TCC Especialização HL].pdfPDF - Michel Galdino do Nascimento [TCC Especialização HL]1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.