Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22256
Título: Do "cinema que Campina Grande precisava" ao patrimônio que Campina Grande não preservou: embates no processo de patrimonialização do Cine-teatro Capitólio
Autor(es): Lima, José Augusto de
Palavras-chave: Cinema
Campina Grande - Paraíba
História da Paraíba
Cine-Teatro Capitólio
Patrimônio histórico
Data do documento: 26-Jun-2020
Resumo: O Cine-Teatro Capitólio é um importante símbolo para a cidade e para a história de Campina Grande. Seu funcionamento perdurou por mais de seis décadas, tendo surgido em um contexto em que a cidade se via em volta de relevante transformação, tanto na sua parte física quanto em seus habitantes. Esse trabalho, síntese histórica, percorreu um caminho que vai do seu surgimento ao pós tombamento, quando passou a ser considerado um patrimônio histórico e cultural.Tendo em vista que ele não teve sua preservação garantida, é importante compreender porque isso não aconteceu. A importância desse artigo consiste em trazer explicações do porque o cinema mesmo após seu tombamento permanece em total abandono, assim procuraremos respostas acerca dos embates protagonizados pelos atores sociais e o processo de patrimonialização que resultou no que vemos atualmente. Foram usadas fontes fotográficas e jornalísticas como A Batalha e o Diário da Borborema,Além de fontes documentais como o despacho/processo n° 001.99011791-1 da 2° Vara da Fazenda Pública de Campina Grande. Pesquisas como as empreendidas por Antonio Clarindo (2016) e por Márcia Chuva (2008), contribuíram para a feitura desse trabalho.
Descrição: LIMA, J. A. de. Do "cinema que Campina Grande precisava" ao patrimônio que Campina Grande não preservou [manuscrito]: embates no processo de patrimonialização do Cine-teatro Capitólio / José Augusto de Lima. - 2020. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura)._Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22256
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito708.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC final - Especialização.pdf831.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.