Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22267
Título: Concepções obre o uso de simulação no Ensino de Física: Uma análise das dissertações apresentadas no programa MNPEF
Autor(es): Santos, José Ronaldo
Palavras-chave: Ensino de Física
Aprendizagem
Simulação
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Atualmente são frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino Física no Nível Básico, frente o grande desafio para maioria dos professores das instituições públicas que tentam minimizar as dificuldades que os alunos possuem em assimilar o abstrato dos conteúdos de física. Os alunos, além de aprenderem as habilidades e competências da disciplina de Matemática, precisam também desenvolver habilidades estruturantes que trabalhem a capacidade em empregar o conhecimento matemático para arquitetar situações físicas. As dificuldades de ensino-aprendizagem têm inspirado diversos pesquisadores da área de ensino a avaliar ferramentas educacionais que possam ser inseridas no contexto escolar. Entre essas ferramentas destacamos neste trabalho os simuladores virtuais, sob realização de uma pesquisa de caráter bibliográfica e exploratória, em que foram analisadas 23 dissertações do MNPEF, visando a utilização das TIC’s, em especial os simuladores virtuais, como uma estratégia pedagógica para minimizar as dificuldades de assimilação de teoria e prática e analisar as possibilidades da utilização dessa ferramenta nas intervenções pedagógicas no Ensino de Física. Buscou-se averiguar como as simulações virtuais e os softwares educacionais estão sendo inseridos no Ensino de Física pelos discentes do MNPEF e como elas podem ser uma alternativa metodológica para subsidiar o docente no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa ocorreu com as dissertações e os produtos educacionais que estão disponíveis na plataforma do MNPEF. Para a coleta de dados foram utilizadas tabelas para a identificação da ferramenta educacional utilizada pelo autor: finalidade, produto educacional, público alvo e a teoria de aprendizagem abordada. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que os simuladores virtuais são ferramentas metodológicas alternativas com potencial capaz de minimizar a necessidade de laboratórios didáticos, buscando suprir a necessidade, a escassez e a não utilização dos mesmos, assim como também pode-se utilizar as simulações virtuais como uma ferramenta introdutória para os laboratórios, sendo que o uso de simulações não é uma substituição dos laboratórios didáticos. Os resultados analisados sugerem que os simuladores virtuais, além de auxiliar na prática docente também são capazes de subsidiar os discentes no processo de desenvolvimento do conjunto de competências especificas que os permitam perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano imediato quanto na compreensão de um universo distante.
Descrição: SANTOS, José Ronaldo. Concepções sobre o uso de simulação no ensino de Física: uma análise das dissertações apresentadas no programa MNPEF. 2019.57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22267
Aparece nas coleções:69 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.