Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22269
Título: A utilização da música no ensino de geografia: uma proposta metodológica para a abordagem do tema violência social
Autor(es): Medeiros, Mateus Araujo de
Palavras-chave: Ensino de geografia
Música
Recurso didático
Violência social
Data do documento: 10-Mar-2020
Resumo: Neste trabalho, tem-se por objetivo analisar o uso da música como recurso didático durante as aulas de Geografia na construção de uma abordagem acerca do tema violência social. A produção deste trabalho foi realizada com os alunos da 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Francisco Ernesto Do Rêgo, Queimadas-PB. Sabendo das múltiplas possibilidades que a Geografia propõe ao docente, a música se configura como uma metodologia dinâmica, atrativa e que faz parte do cotidiano dos alunos, pressupondo, assim, uma boa aceitação da turma bem como maior engajamento nas atividades solicitadas. Sabendo da importância do professor de geografia estar atento ao que acontece de mais atual no mundo, é pertinente que ele se preocupe com a realidade social de seus alunos, bem como os diversos temas que podem envolver (ou são envolvidos) por esse contexto. Com isso, a proposta deste estudo em questão é algo que se encontra no convívio dos alunos, sejam eles moradores na zona rural ou urbana, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento intelectual destes na busca pela formação de cidadãos mais críticos, tendo a capacidade de agirem no combate ou prevenção à violência. Este estudo faz uso da metodologia socioconstrutivista, de Lev Semenovich Vygotsky, que permite a ênfase na dimensão sociocultural do estudante, dando importância ao contexto que se aprende, com foco em atividades de grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal. Nesse sentido, o artigo em questão resulta de uma experiencia vivenciada pelo programa Residência Pedagógica em que foi destacado a importância da música como uma ferramenta metodológica, que pode trazer reflexões culturais, éticas e sociais para os alunos inseridos em um dado espaço geográfico.
Descrição: MEDEIROS, M. A. de. A utilização da música no ensino de geografia: uma proposta metodológica para a abordagem do tema violência social. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22269
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC mateus araujo.pdfTCC mateus araujo.pdf993.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização mateus.pdfTermo de autorização mateus.pdf510.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.