Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2227
Título: Avaliação da qualidade de vida de portadores de disfunções temporomandibulares e dores orofaciais
Autor(es): Souza, Jâmyson Kleber Ferreira de
Palavras-chave: Qualidade de vida
Dor orofacial
Disfunções temporomandibulares
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: OBJETIVO: Verificar a qualidade de vida dos portadores de desordens temporomandibulares e dor orofacial.METODOLOGIA: Os pacientes foram submetidos ao questionário de McGill de dor e Índice de Anamnésico Fonseca (DMF), que avaliam a influência da dor provocada pela Disfunção Temporomandibular (DTM) no cotidiano e o grau de DTM, respectivamente. RESULTADOS: A idade média dos pacientes da pesquisa foi de 38 anos. Com relação aos prejuízos sociais onde os pacientes mais relataram algum grau de impacto da dor foram: Lazer (50%), Atividades domiciliares (50%), Relacionamento familiar (43,6%), Trabalho (40%), e Relacionamento com amigos (37,5%). Já na influencia da dor nas atividades diárias, se evidenciou que a maioria dos pacientes afirmaram que a dor afeta pelo menos um pouco o Sono, a Insônia Inicial e o Apetite. Quanto às questões referentes à percepção do outro, evidenciou-se que a grande maioria responderam negando a influência da dor na percepção do outro. Observou-se que 87,5% dos pacientes tinham alguma dificuldade em tolerar a dor. Notamos que 57,5% sentiam-se um pouco doentes. Evidenciou que a maioria, 82,5% dos pacientes, sentiam-se útil. Notou-se que 75% dos pacientes, mesmo apresentando sintomatologia dolorosa, estavam satisfeitos com suas vidas. CONCLUSÃO: Notamos que metade dos pacientes apresentaram prejuízo no laser e nas atividades domiciliares. Como também grande parte tinham o apetite/alimentação e sono comprometidos.
Descrição: SOUZA, J. K. F. de. Avaliação da qualidade de vida de portadores de disfunções temporomandibulares e dores orofaciais. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2227
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jâmyson Kleber Ferreira de Souza.pdfJâmyson Kleber Ferreira de Souza537.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.