Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2229
Título: Educação ambiental como estratégia para implantação da coleta seletiva nos bairros situados no entorno da sede da ARENSA, Campina Grande - PB
Autor(es): Sousa, Raísa Taizier Matias de
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão de resíduos sólidos
Coleta seletiva
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A complexidade dos ecossistemas urbanos gera o aumento na utilização dos recursos naturais e graves consequências socioambientais, tais como: o acúmulo dos resíduos sólidos que provocam problemas de ordem ambiental, sanitária, econômica e social. Os catadores de materiais recicláveis são de extrema importância no processo de gestão ambiental, pois permitem o retorno desses materiais aos meios de produção, impulsionando a economia, além de diminuírem o acúmulo de resíduos sólidos em áreas inadequadas, o que reduz o impacto ambiental negativo nessas regiões. A ARENSA (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida) criada oficialmente em agosto de 2010 vem contribuindo para que a gestão de resíduos sólidos aconteça no município de Campina Grande-PB, propiciando a diminuição dos resíduos sólidos que são diariamente encaminhados para o aterro sanitário de Puxinanã-PB, porém, para que a gestão dos resíduos sólidos possa ser efetivada é indispensável o processo de sensibilização e mobilização da população através da Educação Ambiental, pois nenhuma política de governo nessas áreas alcançará o objetivo proposto distante da Educação Ambiental. Este trabalho teve por objetivo principal delinear e avaliar estratégias em Educação Ambiental que favorecessem a implantação da coleta seletiva nos bairros situados no entorno da sede da ARENSA, e propiciassem o aumento de renda, melhoria das condições de trabalho, o reconhecimento e resgate da autoestima desse grupo de profissionais. Este trabalho foi desenvolvido de acordo com a Pesquisa Participante sob uma perspectiva da realidade social, tendo por finalidade a transformação estrutural, fundamental e melhoria de vida dos envolvidos. Durante a realização desse estudo foi possível observar que as condições de trabalho em que vivem os catadores e catadoras de materiais recicláveis da ARENSA ainda não são ideais para realização do bom desempenho de seu trabalho. Portanto, devido ao amplo processo de sensibilização e formação a que eles estão sendo constantemente submetidos foi possível a conquista de novas áreas (244 residências atendidas na área estudada; 7.006,4 kg de materiais arrecadados mensalmente), e, consequentemente, o aumento da renda mensal desses trabalhadores (de R$ 80,00 para R$ 235,31). Com isso, esperamos alcançar melhores condições de vida para eles e a superação das dificuldades enfrentadas, tais como: longos percursos realizados diariamente para a realização da coleta seletiva; a triagem dos materiais recicláveis, o que eles dizem ser o mais cansativo, porque exige muito tempo e esforço físico; o baixo valor comercial dos materiais recicláveis; as condições de infraestrutura do galpão onde trabalham; a venda a atravessadores e a falta de apoio dos gestores públicos.
Descrição: SOUSA, R. T. M. de. Educação ambiental como estratégia para implantação da coleta seletiva nos bairros situados no entorno da sede da ARENSA, Campina Grande - PB. 2012. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2229
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raísa Taizier Matias de Sousa.pdfRaísa Taizier Matias de Sousa2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.