Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22290
Título: Pregão Eletrônico e as Contratações Públicas no TJPB
Autor(es): Pinto, Liége Alves
Palavras-chave: Administração Pública
Licitação
Pregão Eletrônico
Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
Data do documento: 22-Jul-2020
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo demonstrar que o respeito aos procedimentos administrativos é indispensável e tem sido observado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) quando da utilização do pregão eletrônico para suas contratações. O Pregão Eletrônico é modalidade de licitação prevista na Lei nº 10.520/2002, cujo objetivo é aperfeiçoar o regime de licitações levando a Administração Pública a uma maior competição e contribuindo para desburocratizar os procedimentos, de modo que esses sejam mais céleres, bem como se destina à busca pelas contratações de preços mais baixos pelos entes públicos, obedecendo ao princípio da economicidade. A sua forma de execução, de acordo com a Lei nº 10.520/2002, aponta diversos procedimentos administrativos obrigatórios, sem os quais o Pregão Eletrônico pode se tornar nulo de pleno direito e, dessa forma, não atingir os objetivos formal e material que o revestem. A pesquisa se consubstanciou através de revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e monografias, cujo levantamento ocorreu entre os meses de fevereiro e junho de 2020, utilizando-se descritores. O aporte teórico fora construído através dos estudiosos do direito administrativo e da gestão pública a exemplo de Carvalho (2018), Di Pietro (2016), dentre outros. Por fim, restou evidente que o respeito ao processo licitatório é imprescindível e que, especificamente, o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba observa a legislação quando adquire bens e serviços, e, na atualidade, utiliza o pregão eletrônico como modalidade licitatória, em razão da eficiência, transparência e modernidade deste.
Descrição: PINTO,Liége Alves. Pregão Eletrônico e as Contratações Públicas no TJPB. 2020. 36f. Trabalho de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22290
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liege Alves Pinto.pdfPDF - Liége Alves Pinto417.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.jpgTermo de Depósito1.41 MBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.