Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22295
Título: Cooperação como boa prática na proteção aos refugiados: o Programa de Repatriação e Reintegração Voluntária do ACNUR para timorenses do leste entre 1999 e 2002
Autor(es): Carcará, Laleska Rocha de Abrantes
Palavras-chave: Repatriamento
Refugiados
Leste timorense
Programa de Repatriação e Reintegração Voluntária - PRRV
Data do documento: 27-Ago-2020
Resumo: Este trabalho analisa o Programa de Repatriação e Reintegração Voluntária (PRRV) (1999- 2002), criado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Timor Leste. Após breve descrição sobre proteção internacional aos refugiados, objetivo do ACNUR, analisa-se o PRRV, devido sua importância no contexto histórico do país, colônia de Portugal até 1975 e, logo em seguida, invadido pela Indonésia, quando, milhares de pessoas foram forçadas a fugir do país, especialmente devido aos constantes ataques de milícia indonésia e violação dos direitos humanos. Essa foi a motivação do ACNUR para criar um programa com objetivo de repatriar esses refugiados acolhidos em outros países, e a cooperação entre atores, por diversas motivações, conduziram à assistência aos leste timorenses refugiados e ao apoio ao PRRV. A pesquisa foi básica, explicativa, qualitativa, bibliográfica (doutrinário e documental), de estudo de caso (o PRRV) e ex-post-facto e o método foi histórico e indutivo, pois a partir da necessidade de proteção aos refugiados em nível global, analisou-se, especificamente, a proteção fornecida aos leste timorenses repatriados ao Estado de origem, como exemplo de Boa Prática (BP) a ser adotada na comunidade internacional. Por fim, apesar do PRRV ter sido efetivo quanto ao número de refugiados repatriados, foram pontuados sucessos e dificuldades na atração de refugiados ao Timor Leste recém-independente, como falta de emprego após o repatriamento, dificuldades na comunicação entre os grupos de apoio e repatriados, falta de preparo de técnicos e baixa atenção quanto à proteção e à subsistência.
Descrição: CARCARÁ, L. R. de A. Cooperação como boa prática na proteção aos refugiados: o Programa de Repatriação e Reintegração Voluntária do ACNUR para timorenses do leste entre 1999 e 2002. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22295
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laleska Rocha de Abrantes Carcará428.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito Laleska .pdf462.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.