Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2230
Título: Relato de experiência com enfoque em Planejamento Familiar
Autor(es): Tabosa, Maristela
Palavras-chave: Planejamento familiar
Atuação profissional
Promoção da saúde
Enfermagem
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O Laboratório Itinerante (LABIT) é um projeto multidisciplinar que tem por objetivo disseminar conhecimentos e promover a saúde e a qualidade de vida da população, apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). OBJETIVOS: Este trabalho tem por objetivo geral descrever as vivências de uma acadêmica concluinte do Curso de Enfermagem, nas ações promovidas pelo LABIT. Em adição a este, discorrer sobre o tema Planejamento Familiar, esclarecer a dinâmica das ações extensionistas e ressaltar o papel destas ações para os acadêmicos participantes e para a população alvo. METODOLOGIA: O presente estudo é um relato de experiência de abordagem qualitativa de cunho crítico-reflexivo e descritivo sobre a vivência nas ações extensionistas do LABIT, no município de Campina Grande e cidades circunvizinhas do Estado da Paraíba, no período compreendido entre agosto de 2011 a julho de 2013. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação direta e o diário de campo, referendados pela pesquisa bibliográfica sobre a temática. RESULTADOS: Constatei que o profissional enfermeiro deve entender o seu papel de educador atuante na promoção da saúde integral do ser humano, destacando a importância da promoção do diálogo, da criação de vínculo com a comunidade e do reconhecimento do indivíduo como sujeito único. CONCLUSÃO: A cada pessoa atendida, principalmente a cada mulher, percebia a relevância de levar a informação e contribuir de alguma forma com sua autonomia. Mesmo sendo um lento processo, essa foi à forma que encontrei: de buscar a igualdade nas relações através do empoderamento feminino; e o aprendizado para trabalhar as particularidades dos indivíduos.
Descrição: TABOSA, M. Relato de experiência com enfoque em Planejamento Familiar. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2230
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maristela Tabosa.pdfMaristela Tabosa512.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.