Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22306
Título: Uso da Terapia Fotodinâmica e da Laserterapia no Tratamento de Doenças Peri-implantares
Autor(es): Laureano, Bruno da Silva
Palavras-chave: Laserterapia
Implantodontia
Doenças Periodontais
Data do documento: 15-Set-2020
Resumo: A reabilitação oral por meio de implantes dentários em pacientes que perderam seus dentes, está cada vez mais sendo utilizada em todo o mundo, representando uma excelente alternativa de tratamento com alto índice de sucesso. Apesar disso, algumas reabilitações implantosuportadas são malsucedidas devido a vários fatores, que podem ser de ordem técnica operacional ou sistêmica, além de fatores locais, como processos inflamatórios provenientes do acúmulo de biofilme que causam a doença peri-implantar. O presente estudo tem por objetivo buscar evidências científicas sobre o uso da terapia fotodinâmica e da laserterapia como alternativa no tratamento das doenças peri-implantares. Este estudo é uma revisão de literatura descritiva, de caráter argumentativo-dissertativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, realizada no período entre os meses de abril à junho de 2020, por meio da base de dados online PubMED. De acordo com a literatura, os tratamentos de laserterapia e terapia fotodinâmica na mucosite peri-implantar e peri-implantite são bem indicados quando bem executados, por produzirem uma redução microbiológica local de patógenos, por serem bioestimuladores e acelerarem o processo de reparo tecidual. Com base no estudo, foi possível concluir que a terapia fotodinâmica e a laserterapia é bastante benéfica quando utilizada como coadjuvante do desbridamento mecânico. Mais estudos devem ser realizados a fim de esclarecer parâmetros mais específicos dos lasers quanto a luz a ser utilizada, o comprimento de onda e o tempo de aplicação, a necessidade de associação de outra modalidade, como também aferir resultados da laserterapia e da terapia fotodinâmica para tratamento de mucosite peri-implantar e peri-implantite em tabagistas, diabéticos e pacientes imunologicamente comprometidos.
Descrição: LAUREANO, Bruno da Silva. Uso da Terapia Fotodinâmica e da Laserterapia no Tratamento de Doenças Peri-implantares. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22306
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno da Silva Laureano.pdfPDF - Bruno da Silva Laureano381.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - Bruno.pdfTermo_de_Deposito_TCC - Bruno68.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.