Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22316
Título: Gestão de custos e processo de precificação nas empresas da Paraíba: um estudo exploratório
Autor(es): Batista, Joseane da Silva
Palavras-chave: Gestão de custos
Processo de Precificação
Empresas da Paraíba
Data do documento: 18-Set-2020
Resumo: O objetivo do presente estudo é investigar, à luz de abordagem da gestão de custos, quais métodos de custeio são utilizados pelas empresas no processo de precificação nas empresas da Paraíba. Os procedimentos metodológicos deste estudo consistem em descritivo, a técnica de amostragem não probabilística por conveniência, por meio de levantamento de dados através de um questionário, com uma amostra composta por 34 das 100 maiores empresas da Paraíba, segundo ranking de 2017, disponibilizado pela Recebedoria Geral do Estado. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o perfil dos respondentes é composto por profissionais de áreas financeiras diversas, ambos os sexos igualmente , 50% cada , com ensino superior representando 100%, experiência superior a 10 anos , 50% dos respondentes, e que as empresas em sua maioria são atacadistas ,40% da amostra, com mais de 20 anos de atuação no mercado, 60% dos respondentes. Observou-se também que a principal base de formação do preço de venda foi à combinação de informação do mercado e de custos. Como relatado pelos entrevistados, quando a empresa fixa os preços com base no mercado ela utiliza estratégias de preços distintos e quando considera mais o custo para precificação as empresas fazem uso do custo mais um percentual de lucro. Ademais, notou-se que a gestão de custos e formação do preço de vendas tem um impacto positivo no processo de tomada de decisão, Como resposta à pergunta proposta e ao objetivo de pesquisa, conclui-se que parte das empresas no processo de precificação do produto utiliza como base um mix entre informações de custo e mercado.
Descrição: BATISTA, Joseane da Silva. Gestão de custos e processo de precificação nas empresas da Paraíba: um estudo exploratório . 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22316
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSEANE DA SILVA BATISTA..pdfPDF- JOSEANE DA SILVA BATISTA981.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTERMO DE DEPOSITO59.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.