Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22318
Título: O efeito da escovação dental e da sequência de utilização do fio dental no acúmulo de biofilme e na inflamação gengival: Uma revisão sistemática.
Autor(es): Freitas, Davi Dantas de
Palavras-chave: Inflamação gengival
Biofilme
Fio dental
Escova dental
Data do documento: 1-Set-2020
Resumo: Com o desenvolvimento de estratégias no controle da cárie e da doença periodontal, diferentes abordagens foram sendo propostas para manter o esmalte dentário e a gengiva saudáveis. A escova e o fio dental possuem caráter fundamentalmente mecânico nessa estratégia de controle, ao desorganizarem o complexo bacteriano. A finalidade do estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre como a ordem de ambas as estratégias pode influenciar clinicamente na redução de biofilme, retenção de flúor interproximal e inflamação gengival. Para isso, foi realizada uma pesquisa personalizada realizada nos seguintes bancos de dados: PubMed (PublicMedline), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, Cochrane Library, Web of Science. A pesquisa também foi feita na literatura cinzenta no OpenGrey e ClinicalTrials. O resultado da busca gerou 1439 artigos, dos quais 02 foram elegíveis de acordo com os critérios de inclusão e exclusão predeterminados. Foram analisadas reduções dos índices de placa total, placa interdental e concentração de fluor interproximal quando os participantes usavam o fio dental antes da escovação. Ao observar os dados sob um recorte de gênero, constatou-se que os índices de placa não foram expressivamente diferentes nas duas sequências para mulheres, enquanto a inflamação gengival era menor registrada nos homens na sequencia de uso do fio dental sucedendo a escovação. De forma geral, apesar da necessidade de mais estudos sobre o tema, verificou-se uma maior eficácia clinica no controle do biofilme e de retenção de flúor interproximal na utilização do fio dental antes da escovação.
Descrição: FREITAS, Davi Dantas de. O efeito da escovação dental e da sequência de utilização do fio dental no acúmulo de biofilme e na inflamação gengival: Uma revisão sistemática. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22318
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdf117.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Davi Dantas de Freitas.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.