Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22322
Título: USO DE MATRIZES DE COLÁGENO NO TRATAMENTO DAS RECESSÕES GENGIVAIS: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Sarmento, Carlos Henrique Gonçalves
Palavras-chave: Odontologia
Biomateriais
Colágeno
Data do documento: 13-Ago-2020
Resumo: A recessão gengival se caracteriza pela exposição da superfície radicular no meio oral, proveniente de um deslocamento da margem gengival apical à junção cemento-esmalte e geralmente se associa com o comprometimento estético relatado pelos pacientes. O tratamento da recessão tem por finalidade o recobrimento da superfície radicular exposta, de modo a impedir a progressão da perda de tecido gengival. Algumas técnicas cirúrgicas são usadas, no entanto, têm-se os biomateriais como uma opção no tratamento das recessões, minimizando dessa forma, a morbidade dos pacientes acometidos quando comparadas com as cirurgias de auto enxerto. Os resultados, segundo os estudos, nos fornecem evidências de que o enxerto autólogo apesar de ainda ser o tratamento convencional, tem também as suas desvantagens e dessa forma, os biomateriais funcionam como uma opção ao tratamento de cobertura radicular visando, além de ganho de tecido queratinizado, uma melhor morbidade aos pacientes. O presente trabalho tem por objetivo descrever a utilização de biomateriais, através de uma revisão de literatura, evidenciando o seu uso como uma opção no recobrimento das superfícies radiculares.
Descrição: SARMENTO, Carlos Henrique Gonçalves. Uso de matrizes de colágeno no tratamento das recessões gengivais: revisão de literatura. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22322
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CARLOS HENRIQUE GONÇALVES SARMENTO.pdfPDF - CARLOS HENRIQUE GONÇALVES SARMENTO255.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.