Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22340
Título: Eficácia da cirurgia de reposicionamento labial no tratamento da exposição gengival excessiva: uma revisão sistemática
Autor(es): Reis, Paulo de Almeida
Palavras-chave: Gengiva
Sorriso
Cirurgia
Data do documento: 8-Set-2020
Resumo: Objetivou-se avaliar as evidências científicas atuais sobre os resultados do tratamento de exposição gengival excessiva usando a técnica de reposicionamento labial. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática seguindo o checklist PRISMA. Sete bases de dados eletrônicas foram acessadas como fontes primárias de estudo. A "literatura cinzenta" também foi incluída para evitar vieses de seleção e publicação. O risco de viés entre os estudos incluídos foi avaliado com a Ferramenta de Avaliação Crítica do Instituto Joanna Briggs para Revisões Sistemáticas. A pesquisa resultou em 347 registros, dos quais seis foram considerados elegíveis para esta revisão. Os estudos evidenciaram que a técnica de reposicionamento labial foi capaz de reduzir de modo significativo a quantidade em milímetros de exposição gengival excessiva. Ao comparar a técnica de reposicionamento clássico com a técnica de reposicionamento labial com o rompimento muscular, não foram encontradas diferenças significativas em relação a parâmetros como comprimento do lábio, inchaço e níveis de dor. A técnica de reposicionamento labial é uma estratégia de tratamento de exposição gengival excessiva efetiva a curto prazo. Estudos clínicos prospectivos com tempo de acompanhamento superior a 12 meses devem ser realizados para fortalecer as evidências científicas disponíveis.
Descrição: REIS, Paulo de Almeida. Eficácia da cirurgia de reposicionamento labial no tratamento da exposição gengival excessiva: uma revisão sistemática. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22340
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PAULO DE ALMEIDA REIS.pdfPDF - PAULO DE ALMEIDA REIS608.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito920.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.