Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22345
Título: Eficácia da solução de mamona (Ricinus Communis) na higienização de próteses totais: uma revisão de literatura
Autor(es): Carvalho Júnior, Ari Dantas de
Palavras-chave: Limpadores de dentadura
Ricinus
Dentadura completa
Data do documento: 31-Ago-2020
Resumo: Objetivo: Revisar os estudos mais atuais na literatura sobre a eficiência da solução de mamona (Ricinus communis) na higiene de próteses totais. Material e Métodos: Foram selecionados artigos científicos publicados entre os anos de 2014 e 2020, através dos bancos de dados PubMed e Scielo com os seguintes descritores em português e inglês respectivamente, “Limpadores de dentaduras (Denture Cleansers)”, “Ricinus (Ricinus)”, “Dentadura completa (Denture, Complete)”, escolhidos mediante consulta nos Descritores de Ciências da Saúde – DECs e Medical Subject Headings (MeSH). Resultados: O óleo de rícino, principal produto derivado da mamona, é um detergente que apresenta ações significativas na redução do biofilme e na remissão dos sinais de candidíase em usuários de próteses totais. Conclusão: O Ricinus communis é uma planta fitoterápica com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, comprovada através de ensaios clínicos e microbiológicos. Mostrou-se capaz de agir com segurança na higiene de próteses totais, apresentando melhores resultados quando usada na concentração de 10%.
Descrição: CARVALHO JÚNIOR, Ari Dantas de. Eficácia da solução de mamona (Ricinus Communis) na higienização de próteses totais: uma revisão de literatura. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22345
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ari Dantas de Carvalho Júnior.pdfPDF - Ari Dantas de Carvalho Júnior403.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito..pdfTermo de depósito.587.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.