Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22350
Título: Escleroterapia em tumor vascular benigno com o uso de oleato de monoetanolamina: relato de caso clínico
Autor(es): Aguiar, Diovanna Dandara da Silva
Palavras-chave: Hemangioma
Terapêutica
Escleroterapia
Patologia Bucal
Data do documento: 14-Set-2020
Resumo: Hemangioma ou hamartoma caracterizam-se como uma anomalia vascular benigna de formação e proliferação atípica da morfologia dos vasos sanguíneos e apresenta- se clinicamente como uma mancha ou um nódulo arroxeado, associados a causas de ordem congênita ou sindrômica. Comuns na infância e com predileção pelo sexo feminino, na cavidade bucal, se manifestam em regiões de lábio, língua, mucosa jugal e palato. O presente caso clínico tem por objetivo, abordar o tratamento em um hemangioma de lábio com o uso de uma solução esclerosante, uma abordagem minimamente invasiva, preservando a estética facial. Paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, leucoderma, apresentou-se ao consultório, com queixa principal de trauma local e motivação estética. Na oroscopia foi observada uma patologia localizada em lábio inferior, observou-se uma tumefação localizada e bem delimitada, com coloração azul-violácea, de consistência amolecida e base séssil, medindo cerca de 1 x 1 cm em seu maior diâmetro. A vitropressão foi realizada, verificando-se um aspecto levemente isquêmico da lesão, sugerindo uma alteração vascular do tipo hemangioma.Optou-se pela realização da escleroterapia minimamente invasiva com o uso de oleato de monoetanolamina a 5% associado a anestesia com mepivacaína a 2% com epinefrina 1:100.000 perilesional, com intervalos de 7 dias a cada aplicação. Após finalizadas as duas aplicações, foi observada regressão total da patologia, sem alterações funcionais e nenhum sinal de recidiva. Dessa forma, a escleroterapia mostrou-se eficaz, simples e viável na prática clínica, como no tratamento deste caso, com eficiente resultado a curto prazo, sem riscos de hemorragias ou alterações cutâneas permanentes advindos da esclerose terapêutica.
Descrição: AGUIAR, Diovanna Dandara da Silva. Escleroterapia em tumor vascular benigno com o uso de Oleato de Monoetanolamina: Relato de caso clínico. 2020.22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22350
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Diovanna Dandara da Silva Aguiar.pdfPDF- Diovanna Dandara da Silva Aguiar.pdf798.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf72.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.