Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22354
Título: Fitossociologia em fragmentos de caatinga sob diferentes regimes pluviométricos no Cariri Paraibano
Autor(es): Luna, Maria Talía Silva
Palavras-chave: Caatinga
Comunidades vegetais
Parâmetros fitossociológicos
Índice pluviométrico
Data do documento: 8-Set-2020
Resumo: A Caatinga é considerada um tipo de floresta tropical sazonalmente seca presente no Brasil. A região apresenta elevada heterogeneidade ambiental, bem como elevados níveis de impactos antrópicos. Um dos fatores mais limitantes na montagem dessas comunidades vegetais no semiárido é a disponibilidade hídrica, pois a sazonalidade climática atua como um forte filtro ambiental dentro desse ecossistema. Neste estudo, objetivamos comparar a estrutura das comunidades vegetais arbustiva-arbórea de duas áreas de Caatinga, inseridas em diferentes regimes pluviométricos no semiárido paraibano. Para amostragem da vegetação foram selecionadas áreas de estudos localizadas na região do Cariri, onde demarcamos duas áreas de acordo com o regime pluviométrico, médio anual: a área 1 (A1) variando de 350-450mm e a área 2 (A2) de 450-550mm. Cada uma dessas áreas foram plotadas seis parcelas de 50 x 20 m (1000 m2), sendo mensurados em cada parcela, todos os indivíduos vivos com altura > 1 m e com diâmetro do caule acima do solo > 3 cm. Para caracterizar a estrutura das comunidades vegetais, calculamos os seguintes parâmetros fitossociológicos como altura (m), diâmetro (cm), densidade, dominância, frequência relativas e a área basal total, além dos índices de valor de importância, diversidade Shannon-Wiener (H’) e a equabilidade de Pielou (J’), logo elaboramos a lista fitossociológica. Através do teste t student, comparamos as médias de riqueza, altura e diâmetro das áreas nos diferentes regimes pluviométricos. Foram amostrados um total de 2.484 indivíduos, distribuídos em 36 espécies, pertencentes a 15 famílias. Na A1, 1.091 indivíduos registrados, distribuídos em 26 espécies, incluídas em 11 famílias, sendo seis exclusivas, já na A2, 1.393 indivíduos distribuídos em 30 espécies, inseridas em 14 famílias e com 10 espécies apenas dessa área. Em geral, na área 1 de baixo regime pluviométrico, foram encontrados os menores valores em relação à riqueza, abundância, densidade e altura, com exceção ao diâmetro. Quanto a diversidade de espécies foi relativamente igual e baixa para ambas as áreas com Índice de Shannon de 1,57 e Equabilidade de Pielou para A1 0,66 e 0,61 para A2, indicando uma uniformidade um pouco maior na distribuição dos indivíduos na área 1, mesmo assim as duas áreas possuem um alta dominância de algumas poucas espécies. Espécies como Cenostigma piramydale, Aspidosperma pyrifolium e Croton blanchetianus apresentaram maior valores dos parâmetros fitossociológicos e valor de importância, tanto na A1, quanto na A2. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que os diferentes regimes pluviométricos característico de cada área influencia diretamente na estruturação da vegetação nativa da Caatinga.
Descrição: LUNA, Maria Talía Silva. Fitossociologia em fragmentos de Caatinga sob diferentes regimes pluviométricos no Cariri paraibano. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22354
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Talía Silva Luna.pdfPDF - Maria Talía Silva Luna1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito352.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.