Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22355
Título: Memória do distrito de Galante: a Tragédia de Maria Cabocla (1970)
Autor(es): Oliveira, Edjane Ferreira de
Edjane Ferreira de
Palavras-chave: Galante - Paraíba
Tragédia Maria Cabocla
Memória
História da Paraíba
Data do documento: 26-Jun-2020
Resumo: O presente trabalho busca compreender a importância que a linha férrea teve no cotidiano dos moradores de Galante, que em 1909, foi contemplada com o benefício de um ramal ferroviário e também tenta resgatar um acontecimento histórico e triste, que teve um grande impacto no contexto social dos moradores de Galante. Tal acontecimento envolveu os passageiros do trem e os moradores do distrito de Galante, ocorrido em 13 de janeiro de 1970, ficando conhecido na região como: “A tragédia Maria Cabocla”. A tragédia ainda é presente em fragmentos de memórias na mente daqueles que, de forma direta e indireta, faziam parte desse momento histórico. Como suporte nessa produção utilizamos dos relatos orais dessas pessoas envolvidas, além de reportagens locais da época, como Jornal Borborema que publicou sobre o acontecido, imagens fotográficas. Nessa perspectiva, como aporte para construção desse trabalho, utilizaremos de alguns autores como: Araújo, que trata com desenvoltura sobre diversas práticas culturais na região, Delgado e Santos ((2007), Neves (1998), Poulet (1992) que apontam a importância da preservação e reflexão acerca da memória, Freyre (1997), que descreve a passagem dos ingleses no Brasil. Melo (2007), que referencia as Ferrovias Inglesas no nordeste. Pesavento (2007), contextualizando as cidades visíveis e invisíveis. Santos em seu TCC de 2019, sobre a memória dos trilhos e Silva, A invenção de um lugar, sobre a dinâmica histórica do homem em sociedade. É por meio dessas discussões que entenderemos o poder do processo da temporalidade no elo dos esquecimentos destas memórias. Outras referências que destacam as reivindicações ferroviárias, tramas Político Econômicas ou tensões entre o público e o privado na Paraíba são Aranha (2006) e Santos (2019).
Descrição: OLIVEIRA, E. F. de. Memória do distrito de Galante: a Tragédia de Maria Cabocla (1970). 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22355
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ejdane Ferreira de Oliveira.pdfPDF- Edjane Ferreira de Oliveira798.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo-de-Depósito.pdfTermo de Depósito109.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.