Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22356
Título: Promoção de Massoterapia entre Servidores de uma Universidade Pública da Paraíba
Autor(es): Diniz, Natália Ramos
Palavras-chave: Promoção de Saúde
Saúde do trabalhador
Massoterapia
Data do documento: 9-Set-2020
Resumo: O trabalho no conceito de Karl Marx corresponde a qualquer atividade mental ou física que produz bens e serviço. Além de vender trabalho, negocia-se também tempo. Na atualidade, mesmo com grande acesso a informações vive-se alienados e adoecendo por intermédio do trabalho. Objetivou-se promover saúde laboral por intermédio da massoterapia entre servidores de uma universidade pública da Paraíba. Utilizou-se metodologia ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problema com 54 servidores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, na realização de atividades de saúde laboral no período de março a maio de 2019. No primeiro momento foi apresentado o projeto e anotadas informações acerca do trabalhador, em seguida foram realizadas as intervenções que vão desde orientações acerca das posturas adequadas para o trabalhador. Por último, alongamentos estáticos e massagem relaxante. Os assistidos relataram bem estar a partir do alívio das tensões musculares, redução de estresse e melhor convívio no ambiente laboral. Faz-se necessário a presença de equipes multiprofissionais em espaços profissionais com atividades de orientações e intervenções contribuindo para saúde do trabalhador.
Descrição: DINIZ, Natália Ramos. Promoção de Massoterapia entre Servidores de uma Universidade Pública. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22356
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Natália Ramos DinizPDF- Natália Ramos Diniz999.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito182.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.