Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22363
Título: Avaliação da espessura do corpo mandibular em crianças com mordida cruzada posterior unilateral: um estudo preliminar.
Autor(es): Andrade, Pedro Flávio Lopes de
Palavras-chave: Mastigação
Má oclusão
Ortodontia
Data do documento: 28-Jul-2020
Resumo: A mordida cruzada posterior é caracterizada por uma relação transversal inadequada entre os arcos superior e inferior. É uma das más oclusões mais prevalentes entre as crianças, sobretudo na forma unilateral, e sua presença pode acarretar em distúrbios no sistema estomatognático. Este estudo objetivou avaliar a espessura do corpo mandibular em crianças com mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), comparando as espessuras do lado cruzado e do lado não cruzado do paciente. A amostra foi composta por 20 crianças com MCPU, com idades entre 6 e 12 anos, selecionadas em escolas públicas municipais de Campina Grande/PB. A espessura do corpo mandibular foi determinada através da medição da distância buco-lingual do corpo mandibular, obtida nas imagens digitais de radiografias axiais e as mensurações foram realizadas no software ImageJ. Verificou-se que a variável espessura do corpo mandibular, obteve uma média de 15,0mm (DP ± 1,10) no lado cruzado, valor maior que o lado não-cruzado, que obteve uma média de 14,8mm (DP ± 1,12). Embora a diferença não tenha sido estatisticamente significante (p-valor=0.09), estes resultados sugerem que o lado onde a criança possui a mordida cruzada apresenta uma maior espessura em relação ao lado não-cruzado, devido supostamente a uma maior demanda mastigatória.
Descrição: ANDRADE, P. F. L. Avaliação da espessura do corpo mandibular em crianças com mordida cruzada posterior unilateral: um estudo preliminar. 2020. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22363
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Flávio Lopes de AndradePrezada, Seu depósito de Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com sucesso. Em anexo o comprovante de depósito na Biblioteca. Informo que você deve enviar uma cópia deste comprovante a Secretaria de seu curso para que eles registrem a sua nota no Controle acadêmico. Caso não possua nenhuma pendência no Sistema Integrado de Bibliotecas (Livros e multa) o seu comprovante "Nada consta" será gerado e enviado automaticamente para a PROGRAD em até 48h úteis. Desejamos sucesso nessa nova etapa de sua vida823.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito66.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.