Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2237
Título: Distúrbios da comunicação oral e condições de saúde bucal de crianças em creches
Autor(es): Freitas, Flávia Cristina Dantas
Palavras-chave: Saúde bucal
Odontologia
Comunicação
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Tema: Comunicação oral. Objetivo: Verificar a possibilidade de associação entre os distúrbios da comunicação oral e as condições de saúde bucal das crianças vinculadas a creches no município de Campina Grande, Estado da Paraíba. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, quantitativo e indutivo, com análise descritiva e inferencial dos dados, adotandose, para tal, um IC de 95%. A entrevista face a face com aplicação de formulário e o exame físico intraoral representaram os instrumentos empregados na coleta de dados. A amostra total foi composta por 374 crianças na faixa etária dos dois aos cinco anos, matriculadas em cinco creches vinculadas ao Governo da Paraíba, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão fixados e mediante um cálculo amostral com parâmetros pré-definidos. Resultados: Essas crianças apresentaram idade média de 4,1 anos, 59,9% do sexo masculino, com ceo-d médio de 3,27, 70,1% portadoras do arco tipo I de Baume para a dentição decídua e com história de hábitos orais deletérios, 59,9% portadoras de mordida aberta anterior, 79,9% sem alterações no frênulo lingual ou labial. Houve associação significante (p<0,01) entre a mordida aberta anterior e as alterações no frênulo lingual e os desvios fonéticos e fonológicos, para os indivíduos avaliados. Conclusão: Existiu associação entre os distúrbios da linguagem e da fala e algumas condições relacionadas à saúde bucal.
Descrição: FREITAS, F. C. D. Distúrbios da comunicação oral e condições de saúde bucal de crianças em creches. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2237
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Cristina Dantas Freitas.pdfFlávia Cristina Dantas Freitas1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.