Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22377
Título: O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Ribeiro, Ana Paula Nunes da Silva
Palavras-chave: Gênero Dramático
Saltimbancos
Proposta de Intervenção
Data do documento: 4-Ago-2020
Resumo: Este trabalho tece considerações importantes sobre a relevância da utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, a pesquisa objetiva apresentar uma proposta de intervenção voltada para o ensino do gênero dramático, utilizando a obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A finalidade é desenvolver, através das atividades, o conhecimento do gênero e as habilidades de leitura e interpretação dos discentes e, assim, oferecer aos professores e futuros docentes um projeto possível e aplicável para suas aulas. O estudo desenvolvido apresenta uma abordagem qualitativa exploratória que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica. No que concerne a proposta de intervenção, teve como aporte teórico principais contribuições de Cosson (2014), Jacopini (2013), e documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Percebeu-se que o gênero dramático, quando utilizado como ferramenta didática, oferece importantes práticas de letramento para os alunos. Diante das conclusões, existe a possibilidade de sua inserção para o exercício docente como um projeto aplicável. Por essas razões, as estratégias e metodologias são mecanismos para uma educação bem-sucedida ao gênero dramático como um auxiliar na aprendizagem no Ensino Fundamental da 9ª série.
Descrição: RIBEIRO, Ana Paula Nunes da Silva. O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22377
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Paula Nunes da Silva Ribeiro.pdfPDF- Ana Paula Nunes da Silva Ribeiro625.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito648.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.