Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22382
Título: Construção histórico-social da pobreza: a escola e sua função social
Autor(es): Gomes, Joanderson de Oliveira
Palavras-chave: Educação
Pobreza
Desigualdade Social
Data do documento: 1-Out-2020
Resumo: Este trabalho é fruto de minha experiência enquanto tutor no Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, na modalidade EAD. A partir dessa experiência algumas indagações foram surgindo na minha caminhada acadêmica, a saber: Que diálogo a escola tem estabelecido com as vivências da pobreza? Quem são os alunos que frequentam nossas escolas? O que o currículo escolar tem como possibilidade de enfrentamento a pobreza? O presente trabalho tem como finalidade compreender a relação entre educação e pobreza a partir da escola. Para tanto foi analisado a literatura que trata da construção histórico-social da pobreza, assim como também se observou a relação entre modelos educacionais e os tipos de sociedade vigente, refletindo sobre a função social da escola pública presente nas políticas públicas de educação. Nesse sentido se discutiu a função social da escola, em uma perspectiva de uma educação que se pretenda emancipadora e transformadora da realidade. No decorrer deste estudo foi possível observar como popularmente se naturalizou o conceito de pobreza e como se faz necessário se desnaturalizar definições e visões moralizantes sobre aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. A alternativa metodológica utilizada para responder as demandas deste estudo foi a revisão bibliográfica, onde foi analisado alguns textos, livros, teses e dissertações que versavam sobre a temática aqui abordada. O presente trabalho se justiça pela constatação da persistente existência da pobreza em nosso país, que tem efeito direto na vida de cada sujeito. Grosso modo, a pobreza existe, e não podemos ignorá-la.
Descrição: GOMES, Joanderson de Oliveira. Construção histórico-social da pobreza: a escola e sua função social. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22382
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanderson de Oliveira Gomes.pdfPDF - Joanderson de Oliveira Gomes538.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito201.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.