Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Samara Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T02:17:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T02:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22390 | - |
dc.description | MENEZES, Samara Vieira. A importância da ginástica na educação infantil. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em educação física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação infantil é a primeira fase por onde a criança passa e junto a isso ela tem grandes responsabilidades no crescimento e desenvolvimento infantil. Nessa fase a ginástica como conteúdo da educação física desempenha um papel de relevada importância, pois aliada com aspectos lúdicos em brincadeiras, fornecem a criança estímulos a atos motores, expressão e ampliação de habilidades desde cedo.Teve como objetivo identificar a abordagem da ginástica utilizadas na educação infantil como ferramenta de incentivo para aspectos motores, intelectuais e sociais. O presente estudo foi realizado a partir de uma investigação bibliográfica de caráter exploratório, com o levantamento de informações e conhecimentos acerca de um tema com diferentes materiais bibliográficos já publicados e formulação de problemas a respeito do fenômeno estudado, colocando em diálogo diferentes autores e dados. Nota-se que a educação física é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e valorização cultural em fases iniciais, e é utilizada na educação infantil como ferramenta de incentivo para se autodescobrir. Contudo, infelizmente algumas instituições de ensino ainda não acatam a obrigatoriedade do profissional de Educação física em toda educação básica, como está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, algumas vezes por alegar dificuldade financeira do município ou até por falta de conhecimento por partes dos órgãos responsáveis. Com isso, percebe-se que, a educação física deve ser pensada para os alunos, proporcionando um momento diferenciado de aprendizagem, com constante acompanhamento do professor desempenhando o seu papel pedagógico. Não podemos e não devemos privar nossos alunos das diversas áreas de conhecimento que a disciplina oferece, e para isso faz-se necessário, planejar as aulas com coerência, a fim de trabalhar amplamente as capacidades das crianças, buscar capacitações para desenvolver essa modalidade no ambiente escolar e mostrá-los que eles são os protagonistas de duas próprias histórias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ginástica escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da inserção da ginástica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Samara Vieira Menezes | PDF - Samara Vieira Menezes | 995.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.04 MB | JPEG | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.