Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
Título: Aplicação da termogravimetria e análise térmica diferencial de uma droga vegetal
Autor(es): Holanda Neto, Marcelo Abdon de
Palavras-chave: Termogravimetria
Fitoterapia
Sideroxylon obtusifolium
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O uso de plantas medicinais voltado para o tratamento e cura de enfermidades é tão antigo quanto a espécie humana, simbolizando muitas vezes até hoje o único recurso terapêutico de várias comunidades e grupos étnicos. O planejamento do estudo farmacológico com plantas tidas como medicinais na forma de chás e extratos exige investigações minuciosas, em face de inúmeros fatores que comumente dificultam a comprovação em modelos animais e humanos, já que são misturas complexas e indefinidas de princípios ativos e outros secundários que, além de variarem constantemente sua composição, podem se potenciar ou se antagonizarem mutuamente. O objetivo deste estudo consistiu em demonstrar a caracterização preliminar de uma droga vegetal, utilizando como matéria-prima base a Sideroxylon obtusifolium, através de tecnologias termoanalíticas, visando o aprimoramento do conhecimento das técnicas de: Análise Térmica Diferencial (DTA) e Termogravimetria (TG). Observando-se o perfil térmico diferencial da droga vegetal S. obtusifolium (QUI01) avaliada na granulometria de 297µm, visualizou-se a presença de 2 eventos exotérmicos evidentes. Avaliando-se o perfil termogravimétrico da amostra da droga vegetal S. obtusifolium (QUI01), na razão de 10ºC/min em atmosfera de nitrogênio, verificou-se a presença de cinco etapas de decomposição para amostra QUI01. Técnicas termoanalíticas como DTA e TG mostram-se como ferramentas úteis para auxiliarem na caracterização de drogas vegetais e correlatos, estas técnicas em conjunto constituem uma forma vantajosa na identificação das regiões da "impressão digital" da amostra em estudo e com auxílio de técnicas complementares assegura as características de qualidade das mesmas.
Descrição: HOLANDA NETO, M. A. de. Aplicação da termogravimetria e análise térmica diferencial de uma droga vegetal. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2240
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Abdon de Holanda Neto.pdfMarcelo Abdon de Holanda Neto442.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.