Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22402
Título: O que ouvimos no rádio? uma análise do processo de produção do radiojornalismo em Campina Grande-PB
Autor(es): Nascimento, Bruno Romão do
Palavras-chave: Rádio
Campina Grande
Radiojornalismo
Noticiabilidade
Data do documento: 3-Nov-2020
Resumo: O processo de efervescência social no qual estão inseridos os meios de comunicação de massa e mais especificamente os eletrônicos, faz com que o rádio se configure como um veículo de grandes potencialidades, criando espaços de organizações e relações culturais, constituídas por um conjunto heterogêneo de redes de significados. Nesta era digital, o rádio vem se reconfigurando tanto no seu aspecto técnico como operacional, redefinindo suas formas de produção e transporte da informação, e consequentemente sua relação com os ouvintes/usuários. A problemática aqui investigada debruçou-se em verificar as formas de produção jornalística geradas pelo meio radiofônico diante da nova conjuntura técnica e social e quais os critérios de noticiabilidade adotados no processo da informação. O lócus foi direcionado para as emissoras de rádio comerciais da cidade de Campina Grande- PB enfatizando o radiojornalismo como ponte entre a notícia e o ouvinte. Foram definidas duas linhas de estudo para a realização da pesquisa: o etnográfico e o estudo de caso. Nesta perspectiva, utilizou-se observação participante através de estratégia sistematizada de aproximação, visando compreender os critérios de noticiabilidade das emissoras pesquisadas. Além da modalidade da observação participante foram igualmente utilizadas técnicas de coleta de dados, através de um esquema elaborado adotando instrumentos essenciais, tais como: entrevistas semiestruturadas, com um roteiro previamente elaborado; aplicação de questionário composto por questões abertas, semiabertas e fechadas. Os resultados apontam que essa nova conjuntura no qual o rádio procura adaptar-se, também alterou as rotinas de produção jornalística que se estruturam de modo particular, devendo observar os aspectos inerentes a multimidialidade.
Descrição: NASCIMENTO, Bruno Romão do. O que ouvimos no rádio? uma análise do processo de produção do radiojornalismo em Campina Grande-PB. 2020. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22402
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito439 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Bruno Romão do Nascimento.pdfPDF - Bruno Romão do Nascimento1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.