Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2241
Título: Análise do controle postural em pessoas pós-cirurgiadas do ligamento cruzado anterior na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Medeiros, Thaislene Tertuliano
Palavras-chave: Controle postural
Ligamento cruzado anterior
Joelho
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O LCA (Ligamento Cruzado Anterior) têm uma ligação direta com o Controle Postural, porque possui mecanorreceptores responsáveis em enviar informações ao cérebro para que a articulação do joelho venha desempenhar as suas funções de origem.O presente estudo teve como objetivo analisar o controle postural em pessoas cirurgiadas do LCA – Grupo Lesado (GL) - onde foram comparadas com pessoas que não apresentaram lesão ou desconforto na articulação do joelho – Grupo Controle (GC). Os resultados encontrados indicaram que o GL não apresentou níveis satisfatórios de significância em relação ao GC para a posição bipodal, onde tivemos como referência (p>0,05). Já para a posição semitandem os resultados encontrados indicam que a variável área de deslocamento foi maior para o GL comparado ao GC tanto na condição com visão como sem visão, onde obtivemos uma média na condição com visão de 401,84 e DP± 142,75 para o GL e uma média de 247,06 com DP± 96,25 para o GC e na condição sem visão para o GL uma média de 733,06 com DP± 124,70 e para o GC uma média de 247,93 com DP± 96,32, apresentando desta forma, um nível satisfatório de significância. Porém, não foi encontrada diferença para amplitude, frequência e velocidade média de oscilação. Desta forma, é possível afirmar que o GL apresenta uma área maior no contexto de oscilação, porém oscila numa mesma frequência, amplitude e velocidade.
Descrição: MEDEIROS, T. T. Análise do controle postural em pessoas pós-cirurgiadas do ligamento cruzado anterior na cidade de Campina Grande – PB. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2241
ISSN: CDD 616.7
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaislene Tertuliano Medeiros.pdfThaislene Tertuliano Medeiros439.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.