Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Sara Samirys Monteiro-
dc.date.accessioned2020-11-13T20:20:23Z-
dc.date.available2020-11-13T20:20:23Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22411-
dc.descriptionSOUSA, S.S.M. A importância do estágio para a geografia escolar: uma análise das implicações do estágio para a formação do professor .42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados realizados pela autora e documentadas em três relatórios anteriormente elaborados, pontuando questões de relevância para o ensino da Geografia, como o cenário deste ensino na cidade de Campina Grande, a importância do estágio na formação acadêmica do professor, o nível de desenvolvimento dos alunos, o interesse dos alunos na disciplina, as ferramentas e metodologias utilizadas pelos professores das escolas participantes e os resultados obtidos em cada uma das realidades analisadas. Dessa forma o presente trabalho objetiva analisar a vivência em quatro escolas da cidade de Campina Grande, a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, a Escola Estadual Clementino Procópio, a Escola Municipal Padre Antonino e a Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade. Tais Estágios foram desenvolvidos através de observação (Estágio Supervisionado I) e regência no Ensino Fundamental e Médio (Estágios Supervisionados II e III, respectivamente). Com o trabalho foi possível realizar uma análise a respeito das questões levantadas, sobre como o estágio se mostra crucial para a formação do professor, a importância da capacidade de adaptação do professor frente a realidades diferentes e em como o papel do professor, em despertar o pensamento crítico a respeito do meio em que os alunos estão inseridos, não é cumprido na sua totalidade. Assim, o trabalho aqui presente destaca estes pontos e demonstra a importância do estágio na formação do professor, bem como a necessidade de um aprimoramento no ensino da Geografia, tanto para garantir a absorção dos conteúdos por parte dos alunos, como para garantir que a Geografia cumpra seu principal papel, o de formação de pensamento crítico sobre o meio, permitindo aos alunos uma visão crítica e inteirada sobre o meio que habitam.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barretopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino em geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPensamento criticopt_BR
dc.titleA importância do estágio para a geografia escolar: uma análise das implicações do estágio para a formação do professor de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SARA SAMIRYS MONTEIRO SOUSA.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.