Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22425
Título: Educação Física infantil - Relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica
Autor(es): Lapis, Jéssica de Araujo
Palavras-chave: Educação Física
Educação Infantil
Residência Pedagógica
Data do documento: 3-Set-2020
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência com objetivo de relatar a realidade da educação física no ensino infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica desenvolvido em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Campina Grande -PB. A experiência se deu no período entre agosto de 2018 e janeiro de 2020. Por meio das atividades propostas, foi possível estimular as capacidades motoras dos alunos, o desenvolvimento de conhecimentos que envolvem a percepção de si e o conhecimento da sociedade, além de maior liberdade cognitiva e emocional, mais socialização, construindo com os colegas a ideia de coletividade, onde os mesmos se tornaram os protagonistas das aulas. Diante do exposto, percebe-se a responsabilidade que o professor de Educação Física pode exercer no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, representando um avanço na direção da possibilidade de construir uma relação mais orgânica com a Educação Infantil. Então se nota que a formação acadêmica torna-se fundamental, pois abre para o profissional vários olhares sobre a Educação Física, que é uma disciplina rica em conteúdos e, portanto, com muitas possibilidades de aprendizagem. O programa se torna importante para a formação dos discentes de cursos de licenciatura, pois promove o fortalecimento da prática, permitindo exercitar a teoria construída em sala de aula, assim como, sua importância na formação continuada dos professores preceptores que recebem os licenciandos nas escolas para a inserção e acompanhamento destes em sala de aula.
Descrição: LAPIS, Jessica de Araujo. Educação Física Infantil - Relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22425
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jéssica de Araújo LapisPDF- Jéssica de Araújo Lapis1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.