Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22432
Título: Qualidade de vida e esperança em idosos octogenários
Autor(es): Silveira, Talita Alencar
Palavras-chave: Qualidade de vida
Esperança
Envelhecimento
Idosos
Data do documento: 18-Out-2019
Resumo: Este estudo buscou identificar os níveis de esperança e qualidade de vida de octogenários, bem como verificar se há a presença de correlações entre as mesmas e as variáveis sociodemográficas. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado com 77 pessoas com idade a partir de 80 anos, residentes no município de Campina Grande-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Esperança de Heart (EEH), e o WHOQOL-Bref para avaliação da qualidade de vida. A média de idade encontrada foi de 83,7 (DP=3,09), com predomínio de mulheres (61%, n=47), de lares multigeracionais (51,9%, n = 40) e de idosos aposentados (84,4%, n = 65). Observou-se alto nível de esperança (34,9, DP=11,9) entre os idosos da amostra, bem como elevada percepção de qualidade de vida (64,44, DP=20,38). Encontrou-se correlação entre todos os domínios da qualidade de vida e a variável esperança. Não houve nenhuma correlação entre a renda dos idosos e o nível de esperança ou a percepção da qualidade de vida. Destaca-se, portanto, uma percepção moderada da qualidade de vida pela população estudada, bem como altos níveis de esperança, As correlações encontradas sugerem a necessidade de aprofundamento através de novas pesquisas relacionadas à temática, em especial aquelas relacionadas a população octogenária.
Descrição: SILVEIRA, T. A. Qualidade de vida e esperança em idosos octogenários. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22432
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talita Alencar da SilveiraPDF - Talita Alencar da Silveira730.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito837.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.