Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22437
Título: Interações medicamentosas com Cloridrato de Bupropiona entre tabagistas em tratamento
Autor(es): Fernandes, Pedro Allan Justino
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica
Tabagismo
Interações Medicamentosas
Cloridrato de Bupropiona
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: O tabagismo como doença crônica epidêmica causa adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Neste contexto, o Cloridrato de Bupropiona, permite o tratamento de pacientes que buscam a abstenção ao tabaco, devendo-se ter cuidado com o seu emprego inadequado pois pode provocar eventos adversos, diminuindo a efetividade do tratamento medicamentoso. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar as interações medicamentosas do Cloridrato de Bupropiona durante o tratamento de tabagista em um hospital público do Nordeste. A abordagem quantitativa descritiva foi realizada no Hospital Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande, no período de Setembro à Dezembro de 2018. Foram sujeitos 77 tabagistas voluntários que buscaram tratamento medicamentoso com intuito de abandonar o cigarro. O projeto foi encaminhado para o comitê de ética e pesquisa, o que preconiza a resolução 466/2012. Na primeira etapa foi realizada entrevista acerca do perfil social e histórico farmacoterapêutico. Na segunda etapa, efetivou-se a classificação das medicações prescritas utilizando o Anatomical Therapeutic Chemical (ATC). Por último, verificou-se às possíveis interações medicamentosas a partir da base de dados Drugs.com. Os resultados mostram que a maioria dos tabagistas atendidos pelo Programa Multidisciplinar de Tratamento de Tabagista (PMTT) era mulheres, acima de 45 anos, baixo grau de escolaridade, religião católica e baixa renda mensal. Na observação dos medicamentos utilizados pelos tabagistas observou-se que os sistemas mais requeridos foram o cardiovascular (31,25%), nervoso (27,08%) e trato alimentar e metabolismo (16,66%). O presente estudo demonstrou que houve interações medicamentosas graves (32%) e moderadas (68%). A atuação do farmacêutico na equipe multidisciplinar de tratamento de tabagistas torna-se indispensável e emergencial por tratar-se de profissional estritamente envolvido com o tratamento farmacoterapêutico no auxílio e cuidado de cada paciente.
Descrição: FERNANDES, Pedro Allan Justino. Interações medicamentosas com Cloridrato de Bupropiona entre tabagistas em tratamento. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22437
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Allan Justino FernandesPDF - Pedro Allan Justino Fernandes720.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito150.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.