Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2244
Título: Análise da marcha no processo de envelhecimento humano
Autor(es): Almeida, Jéssica Cruz de
Palavras-chave: Marcha
Obesidade
Envelhecimento
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o padrão da marcha de pessoas em processo de envelhecimento, considerando o nível de atividade física e o índice de massa corporal. Foram avaliados os parâmetros antropométricos (estatura, massa corporal, índice de massa corporal e dobra cutânea triciptal), o padrão de andar (cinemática bidimensional: comprimento do passo, duração da passada, duração da fase de suporte duplo, duração do balanço, duração do suporte simples) e o nível de Atividade Fisica (Questionário de Baecker Modificado para Idosos). Os indivíduos foram avaliados antes e após o envolvimento no Programa de Exercício Generalizado (PEG) composto por 42 sessões, aplicado 3 vezes por semana com duração de 60 minutos. A proposta do PEG incluiu os componentes da capacidade funcional, trabalhados de maneira generalizada e desenvolvendo atividades de dança (xote e baião). Os resultados mostraram após regressão linear múltipla, que o modelo construído para determinação dos parâmetros da marcha, tendo como variável independente o IMC, foi válido exclusivamente para a predição da duração do balanço (F= 4,19; p=0,02), duração do suporte simples (F= 3,45; p= 0,04) e duração do duplo suporte (F= 5,35; p<0,01). Pode-se concluir com o estudo que: o IMC e Nível de Atividade Física, analisadas como variáveis isoladas não obtiveram uma melhora estatisticamente significativa com a intervenção. Porém o PEG foi efetivo em promover melhoras nos parâmetros temporais do andar que são: duração da passada, na duração da fase de suporte simples e na duração da fase de suporte duplo da passada, ainda, foi possível observar que quando o IMC é reduzido em 0,15 kg/m2 produz elevação em 1s na duração do balanço. O mesmo ocorre para a duração do suporte simples (t= 2,62; p= 0,01), onde a redução do IMC em 0,09 Kg/m2, causa sua elevação em 1s, e na duração do duplo suporte em que uma elevação de 0,26 Kg/m2 gera o aumento de 1s nesta variável. Sendo assim, levando em consideração que a obesidade traz efeitos deletérios tanto a nível fisiológico como também no comportamento motor do indivíduo, a redução/controle do peso é de grande importância para ter autonomia e independência, principalmente quando relacionado a este público com algumas limitações. Ainda, é importante ressaltar a aderência à regular do exercício físico, como forma de aumentar o nível de atividade física e contribuir assim para uma vida autônoma e com qualidade.
Descrição: ALMEIDA, J. C. de. Análise da marcha no processo de envelhecimento humano. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2244
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Cruz de Almeida.pdfJéssica Cruz de Almeida1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.