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dc.contributor.authorCosta, Thiago Almeida-
dc.date.accessioned2020-11-25T13:39:08Z-
dc.date.available2020-11-25T13:39:08Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.otherCDD 302.23-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22445-
dc.descriptionCosta, Thiago de Almeida. Fluxos comunicacionais na Diocese de Campina Grande/PB [manuscrito] : um estudo de caso.2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho abordamos a comunicação religiosa, observando o seu desenvolvimento e mudanças mais significativas ao longo da história e, ainda, apontando de que forma a tecnologia tem sido utilizada pela igreja para disseminar a fé, impelindo-a a estar mais próximo dos seus fiéis. Para isto, tomamos como estudo de caso a Diocese de Campina Grande-PB, instituição que possui diversos canais de comunicação com seu público espalhados em 68 Paróquias distribuídas em 11 Foranias, sendo 4 destas na cidade de Campina Grande, sendo as Foranias, norte, sul, leste e oeste. A Diocese ainda possui 2 Santuários, o Santuário da Divina Misericórdia e o Santuário de padre Pio (em obras). Como aporte teórico buscamos entender a relação entre igreja e comunicação, baseando nossa discussão em autores como Jesus Martín-Barbero (1997) e Dênis McQuail (2003). Estes autores nos ajudaram a compreender a comunicação massiva no cotidiano das pessoas e a importância de a igreja trabalhar a religião nessas mídias. Também levantamos discussões sobre a comunicação a partir de dispositivos digitais e, para isto, trouxemos André Lemos (2005), Pierre Lévy (1996) e Brustolin (2016). Neste estudo, buscamos entender como a Diocese organiza sua comunicação, descrevendo como é distribuída as atividades de comunicação dentro do âmbito pastoral, eclesial e de assessoria. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e observação participante do tipo natural. Ao final, compreendemos que a igreja católica é uma organização que busca o desenvolvimento comunicacional no intuito de se aproximar de seus fiéis, percebendo a importância de se adaptar a novas culturas e formas de comunicação do mundo globalizado contemporâneo. Em Campina Grande/PB, ela faz uso de 6 (seis) instrumentos de comunicação articulados pela assessoria de comunicação diocesana e agentes pastorais e o eclesial, distribuídos em toda diocese que produzem conteúdos religiosos e transmitem a evangelização para seus fiéis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Verônica Almeida de Oliveira Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectComunicação religiosapt_BR
dc.subjectReligião católicapt_BR
dc.subjectDiocese de Campina Grandept_BR
dc.titleFluxos comunicacionais na Diocese de Campina Grande/PB: um estudo de casopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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