Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22446
Título: Percepção dos discentes do curso de administração de uma instituição de ensino superior pública sobre a relevância da contabilidade para a sua formação
Autor(es): Silva Júnior, Fabio Alexandre Santos
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Contabilidade
Discente de Administração.
Formação profissional
Graduação em Administração
Data do documento: 10-Nov-2020
Resumo: No contexto atual da pandemia do COVID-19, o mundo enfrenta instabilidades no mercado de trabalho, que ocasionam demissões em massa e disputa por vagas de empregos. Nesse sentido, a qualificação dos administradores tem sido um dos fatores determinantes para o sucesso das empresas. Assim, o estudo da Contabilidade pode ser uma ferramenta imprescindível para os executivos, tornando a formação do administrador ampla e interdisciplinar para lidar com os desafios diários na nova realidade. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de graduação em Administração da UEPB – Campus I acerca da relevância das disciplinas de Contabilidade para a formação profissional do administrador. Para atingir o objetivo desta pesquisa, a metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa, com a utilização dos procedimentos técnicos de caráter exploratório e descritivo, por fim, utilizando-se o levantamento por meio de aplicação de questionário. O universo de sujeitos foram os alunos do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus I, Campina Grande – PB, que estivessem cursando do segundo período em diante, e a amostra de respondentes foi de 169 estudantes. Além do perfil dos participantes, a pesquisa considerou quatro dimensões de estudos relacionadas à percepção do estudante e cada dimensão foi dividida em quatro afirmativas a serem julgadas com um nível de concordância. Assim, após a análise dos dados obtidos foi possível observar que os estudantes julgam pertinentes as disciplinas de Contabilidade para sua formação, por outro lado, muitos alunos não se matriculariam nos componentes curriculares caso fossem eletivas e apenas cursam para concluir a graduação, além disso, os questionados acreditam que a interdisciplinaridade existe na grade curricular do curso e que há falha na didática dos professores para repassar o conteúdo das disciplinas contábeis, sem o suporte necessário da instituição de ensino para um bom aprendizado e falta de exemplos práticos durante as atividades.
Descrição: SILVA JÚNIOR, Fabio Alexandre Santos. Percepção dos discentes do curso de administração de uma instituição de ensino superior pública sobre a relevância da contabilidade para a sua formação. 2020. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22446
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIO ALEXANDRE SANTOS SILVA JUNIOR.pdfPDF - FABIO ALEXANDRE SANTOS SILVA JÚNIOR1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO TCC.pdfTERMO DE DEPÓSITO TCC1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.