Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2245
Título: Gincana da amizade: um relato de experiência com a terceira idade
Autor(es): Selister, Gustavo Kremer
Palavras-chave: Universidade Aberta à Maturidade
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Sabe-se que o processo de envelhecimento afeta todos os indivíduos de forma lenta e gradativa, provoca alterações biológicas e socioambientais. (RIGO; TEIXEIRA, 2005). Alguns idosos já vivenciaram o processo chamado de exclusão social e é através dele que surgem os grupos de terceira idade, que carregam consigo um potencial de transformação do cotidiano, para ampliar e consolidar o ideal de democracia (PORTELLA, 2001). A Universidade Estadual da Paraíba desenvolveu o Programa Universidade Aberta à Maturidade que possibilita aos idosos o aprofundando de seus conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, lazer, conhecimentos gerais e temas relacionados ao envelhecimento e qualidade de vida. Durante a disciplina Lazer e Turismo para a Terceira Idade a professora propôs a realização de uma gincana para os idosos, sendo organizada pela mesma e pelo proponente do presente trabalho. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência, como aluno de Educação Física, obtida na primeira Gincana da Amizade, da Universidade Aberta à Maturidade, onde aproximadamente 50 idosos participaram e 12 alunos do curso do curso de Educação Física colaboraram como voluntários. Constatouse que a participação dos idosos em gincanas como esta possibilita a integração numa perspectiva de inserção social e valorização humana, favorecendo o convívio em grupo e a mudança no estilo de vida. Portanto, existe a necessidade de criação de novas gincanas voltadas ao público da terceira idade, oportunizando o lazer e práticas salutares, para que assim contribua-se para que eles tenham uma vida mais saudável e prazerosa.
Descrição: SELISTER, G. K. Gincana da amizade: um relato de experiência com a terceira idade. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2245
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Kremer Selister.pdfGustavo Kremer Selister259.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.