Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22453
Título: O ensino de Física em espaços não-formais, através do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino)
Autor(es): Raposo, Fabiano de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino de Física
Experimentação
Espaços não-formais
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: Muitos são os desafios do ensino de física na atualidade. Desse modo, salientamos a importância de espaços não formais de ensino, como também de atividades experimentais, visto que, os mesmos podem contribuir para um processo educativo mais eficiente. Nesse contexto, este trabalho trata-se do relato de uma experiência vivenciada no PROAFE, em que se objetivou a aplicação de uma proposta de ensino com abordagem experimental em ciências/física, utilizando-se de um espaço não formal de ensino: o espaço do Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”, através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Prefeitura de Campina Grande. A proposta foi desenvolvida e aplicada com alunos do 9° ano do ensino fundamental do município de Campina Grande – PB, onde foi abordado o conteúdo de Eletrostática, através da realização de atividades experimentais. O PROAFE é um programa que apresenta profunda relevância por atender a alunos de diversas escolas públicas da cidade, trazendo experiências fora do ensino formal, como alternativa para o ensino de Ciências da Natureza, por meio de uma abordagem experimental. Nesse período de mudanças constantes e buscas por novos conhecimentos e novas tecnologias, cabe não só aos professores como também a toda comunidade escolar buscar maneiras para se ter um ensino de qualidade, e desse modo, a utilização de museus de ciências podem contribuir de forma efetiva para construção do saber. Após a realização dos experimentos, observou-se que os alunos compreenderam os conceitos e fenômenos trabalhados, uma vez que os mesmos relataram que se sentiram mais motivados através das atividades realizadas, o conteúdo apresentado de forma experimental com o seu cotidiano, propiciando a construção do conhecimento.
Descrição: RAPOSO. FABIANO DE ALBUQUERQUE. O Ensino de Física em espaços não-formais, através do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino). 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22453
ISSN: CDD 530.7
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano de Albuquerque RaposoPDF - Fabiano de Albuquerque Raposo548.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito.pdf250.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.