Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22466
Título: Treinamento Funcional na Manutenção da Autonomia do Idoso
Autor(es): Souza Júnior, Gnaldo Alves de
Palavras-chave: Envelhecimento
Treinamento Funcional
Autonomia
Qualidade de Vida
Data do documento: 10-Nov-2020
Resumo: O mundo vem passando por modificações, e o crescimento da população idosa é uma das mudanças que vem ocorrendo desde as últimas décadas, ocasionado principalmente pela queda nas taxas de fecundidade e de mortalidade e do aumento da expectativa de vida. O envelhecimento é um processo gradual, definido com um fenômeno que acontece naturalmente, no qual ocorre alterações que atinge as principais capacidades físicas (resistência, equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e força), necessárias para o desenvolvimento das atividades de vida diária (AVDs) e atividades instrumentais de vida diária (AIVDs). Diante disso, a prática de atividade físicas, sob a prescrição de exercícios de forma específica podem reduzir os efeitos causados pelo envelhecimento. O treinamento funcional (TF) pode ser considerado um novo modelo de treinamento, fundamentado no princípio da funcionalidade, que trabalha no indivíduo de forma global. Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a relevância do TF na autonomia e na qualidade de vida do idoso. A partir de uma investigação bibliográfica acerca do tema estudado, a pesquisa se concentrou em artigos científicos encontrados na base de dados da Scielo, do Google Acadêmico e do Pubmed, bem como em livros e revistas. A pesquisa estabeleceu como objetivo geral: definir os conceitos de TF e identificar as possíveis relações entre o treinamento discutido e a manutenção da saúde do idoso, assim como os possíveis efeitos. Este treinamento tem demonstrado benefícios na manutenção da autonomia do idoso, bem como na qualidade de vida.
Descrição: SOUZA JÚNIOR, GNALDO ALVES DE. Treinamento funcional na manutenção da autonomia do idoso. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22466
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gnaldo Alves de Souza JúniorPDF - Gnaldo Alves de Souza Júnior912.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito866.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.