Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22468
Título: Análise da perspectiva das mães no atendimento das crianças em clínica escola de uma universidade no interior da Paraíba
Autor(es): Santos, Francisco Alisson
Palavras-chave: Estudante de Odontologia
Odontopediatria
Satisfação do usuário
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Pesquisas que envolvam perspectivas e grau de satisfação dos pacientes contribuem para o avanço da qualidade dos serviços de saúde, pois, a partir disso, podem-se desenvolver ações e melhorias por parte dos gestores na deliberação de suas estratégias e ações, como também dos próprios profissionais, que estarão mais inteirados para atender seus pacientes. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil e a percepção quanto ao grau de satisfação do atendimento de saúde bucal oferecida nas Clínicas Integradas da Infância I e II do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus VIII no município de Araruna, PB. Foi realizado um estudo qualitativo baseado na coleta de dados em questionários mediante entrevista semi-estruturada aplicada intencional e individualmente às mães das crianças em atendimento nas referidas clínicas, no qual se avaliou a percepção das mesmas quanto aos serviços de Odontopediatria prestados, como também questionou acerca das características dos estudantes de Odontologia durante o atendimento. Os dados foram organizados e armazenados em planilhas do programa Excel e tabulados para análise estatística. Foi entrevistado um total de 28 mães, das quais 57,2% se encontravam na faixa etária de 31 a 40 anos. Quanto ao estado civil, 64,3% disseram ser casadas e 40,7% solteiras. A maioria tinha entre 2 a 3 filhos (57,2%) e relataram que a primeira consulta deles se realizou nas referidas clínicas (57,2%). Os aspectos psicossociais foram bastante valorizados pelas mães entrevistadas, além dos fatores afetivos e cognitivos, de modo a avaliarem no geral positivamente os atendimentos. As prováveis fragilidades dos atendimentos foram caracterizadas pela demora no agendamento das consultas dos seus filhos. Conclui-se, então, que as mães declararam, de forma geral, que o dentista ideal seria aquele que dominasse a técnica e que, além disso, conseguisse reunir diferentes habilidades, principalmente no bom manejo com o paciente. Além disso, a pesquisa contribuiu para que através das percepções observadas, haja melhoras da qualidade dos serviços oferecidos.
Descrição: SANTOS, Francisco Alisson. Análise da perspectiva das mães no atendimento das crianças em clínica escola de uma universidade no interior da Paraíba. . 2019. 39 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22468
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Francisco Alisson dos Santos.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.