Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22474
Título: Tratamento do bruxismo infantil com utilização de placa oclusal: um relato de caso
Autor(es): Antero Junior, José Ivo
Palavras-chave: Assistência Odontológica
Bruxismo
Oclusão dentária
Odontopediatria
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O Bruxismo é uma desordem de etiologia ainda não bem definida, multifatorial, que acomete adultos e nos últimos anos muitas crianças. Caracteriza-se por movimentos mandibulares durante a vigília ou o sono onde acarreta dores musculares, desgaste dos dentes entre outras queixas relatadas na literatura. O objetivo deste trabalho visa relatar o atendimento ao paciente odontopediatrico portador de bruxismo entre o diagnóstico e a possível forma de tratamento com o uso de placa miorrelaxante através de relato de caráter descritivo, baseado na coleta de dados de informações obtidas através da aplicação de questionários estruturados, aplicado aos responsáveis do paciente e do próprio, seguido de atendimento propriamente clínico de confecção da placa miorrelaxante e respeitando a individualidade do paciente odontopediatrico. As placas miorrelaxantes mostram-se ser uma alternativa eficaz para apagar rapidamente a memória da oclusão traumática, possibilitando o equilíbrio da oclusão e minimizando as facetas de desgaste, porém, as placas têm efeito temporário e não substituem a atuação do dentista no sentido de recuperar a função e a coordenação muscular onde sua utilização durante o sono mostrou-se eficaz, entretanto o tratamento do bruxismo deve ser muitas vezes multidisciplinar trazendo ao paciente e sua família a melhor resposta a esse acometimento. Quanto aos questionários observou-se a divergência nas respostas do núcleo familiar, entretanto resultados de valia para basear-se em evidências cientificas ao diagnóstico final
Descrição: ANTERO JUNIOR, José Ivo. tratamento do bruxismo infantil com utilização de placa oclusal: um relato de caso 2019. 33p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22474
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-José Ivo Antero Junior.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.