Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22484
Título: Contabilidade Gerencial: um estudo em empresas do setor de panificação da cidade de Esperança - PB
Autor(es): Santana, Wellington Gouveia
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Setor de panificação
Esperança-PB
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: A contabilidade é uma ferramenta que fornece informações para os seus usuários embasarem o processo de tomada de decisão na gestão de seus negócios. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de investigar quais as ferramentas de contabilidade gerencial são utilizadas nas do setor de panificação da cidade de Esperança – PB. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionários utilizando critérios de acessibilidade. O questionário estruturado foi dividido em três seções, contendo questões acerca do perfil dos gestores, questões acerca do perfil das empresas e questões acerca da informação contábil gerencial. Dentre os vários resultados encontrados, destaca-se que a amostra é composta por pequenas empresas que em sua maioria estão a pouco tempo no mercado e são geridas por profissionais que não têm formação específica de nível superior na área de gestão. Foi possível observar que a atuação do profissional de contabilidade nessas empresas é limitada a questões técnico-burocráticas, sem a devida atenção à uma atuação mais gerencial, o que leva as empresas a uma baixa utilização de ferramentas gerenciais na gestão dos empreendimentos. As ferramentas mais utilizadas, sendo indicada pela totalidade das empresas, foi a utilização dos orçamentos e custo de qualidade e apenas uma dessas empresas destaca-se com a utilização de custeio por absorção, just in time, planejamento estratégico, custeio baseado em atividades, simulação de receitas e despesas e elaboração de relatórios gerenciais. Um ponto importante nesses resultados aponta para a disponibilidade da empresa em pagar melhor por uma informação mais completa do contador.
Descrição: SANTANA, Wellington Gouveia. Contabilidade Gerencial: um estudo em empresas do setor de panificação da cidade de Esperança - PB. 2020. 34 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22484
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-WELLINGTON GOUVEIA SANTANA.pdfPDF - Wellington Gouveia Santana557.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTermo de depósito206.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.